Frank Howard Clark

"Um hábito é algo que você pode fazer sem pensar - e é por isso que a maioria de nós temos tantos deles."



Talvez o café fosse uma febre quando inventaram o termo “café-da-manhã” e, então, tomados pelo senso comum, escolheram o fruto pra dar origem ao nome, mas concordemos - ninguém mais bebe isso de manhã. Então eu pergunto, por que continuar com o nome? Se nem metade dos brasileiros toma isso porque ainda insistem? Eu acho muito errado porque se é pra ir com a maioria, deveriam atualizar o nome pra toddy-da-manhã.


Eu gosto do termo inglês, breakfast, que embora muitos, erroneamente, acharem que literalmente signifique “quebra rápida”, na verdade o termo resigna a quebra (break) do jejum (fast). Apesar de essencialmente possuir um significado semelhante ao brasileiro, na prática são conceitos absurdamente opostos. Na foto acima, mostra um breakfast americano tunado com dois ovos, duas lingüiças, um tomate, feijão, beacon e carne. Como diabos eles conseguem comer isso? Se for pra traduzir a versão americana do troço, acho que os portugueses se saíram melhor ao chamarem sua refeição matinal de “pequeno almoço”


Eu estou em casa enquanto escrevo e outra coisa interessante é como são diferentes os cafés-da-manhã na sua casa e num hotel, por exemplo. Enquanto que em casa você sacia sua fome com uns pãezinhos e um copo de leite e sai da mesa, num hotel você quer ficar e comer até você achar que está no lucro sobre o preço que você pagou a mais por aquela refeição. É bizarro, mas é real. É mais ou menos assim: “Ah, to cheio, mas vou pegar só mais esses biscoitinhos de goiaba e esses pães de queijo, haha, passei a perna nesses otários!”


Como devem imaginar, acabei de tomar meu “café-da-manhã” (que não passou de um copo de suco, uns biscoitinhos com requeijão e uma caixinha de Activia). Não sei se vocês já viram anúncios sobre esse iogurte, mas o que ele promete, basicamente, é regular o seu intestino. Caso o consumidor se sinta lesado pelo efeito não surtido eles prometem devolver o seu dinheiro.


Eu, que sou um cara muito curioso, fiz o teste hoje de manhã e... bem, quando uma empresa do porte da Danone põe a eficiência de um determinado produto em cheque, propondo que o consumidor compre e faça o teste ele mesmo, prometendo que o reembolsará caso não tenha o efeito esperado – é melhor você acreditar. Na metade da primeira caixinha eu já tava desabotoando a calça e correndo sem escalas pro banheiro. Malditas promessas da televisão!


Por fim, vou ficar sem meu reembolso, mas confesso-lhes que, graças a esse café-da-manhã, me sinto bem mais leve agora. =)

1 comentários:

Olá... mas não é que vc ta certo rapaz? Primeiramente adquiro sua idéia de toddy-da-manhã... ou suco-da-manhã... ou nada-da-manhã. rs... E sobre o café americano.. isso não tem nada pequeno almoço, é o almoço e a janta juntos. rsrs.. povo esquisito. Ah... com relação ao café do hotal, é verdade, quem nunca fez isso né?!. E sobre a danone... nunca sumestime os comerciais! rsrs... adoreei seu blog... parabéns... beijos.!