Frank Howard Clark

"Um hábito é algo que você pode fazer sem pensar - e é por isso que a maioria de nós temos tantos deles."


O Brasil há algumas semanas ficou feliz após o anúncio. Foi felicidade geral da nação o anúncio das cidades sede para a Copa do Mundo de 2014. Porém acho que eu fui a única pessoa que parou para pensar que nem tudo é um mar de felicidade.

Parando para refletir, vejo que o Brasil irá gastar muito dinheiro com a infraestrutura do evento. Não temos condições para agora sediar uma competição de tal tamanho, a começar pela roubalheira, principalmente no Rio de Janeiro (ver posts anteriores) onde a farra corre solta. Falando na Cidade Maravilhosa, o sistema de transporte é precário, com ônibus caindo aos pedaços e motoristas que não respeitam nem a sinalização de trânsito.

A saúde carioca está literalmente no CTI. Os hospitais da rede pública estão cada vez piores. Miguel Couto, Souza Aguiar, Hospital da Posse, entre outros, não possuem medicamentos e médicos suficientes para atender a população. Ainda sim, querem fazer Copa do Mundo aqui.

Violência é um assunto sempre presente. Está certo que o mundo todo tem uma onda crescente de violência, mas aqui os bandidos estão para todos os lados. Tem bandido bandido, tem bandido político e até bandido policial, e querem a Copa aqui.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse que o dinheiro para as obras viria da iniciativa privada, o que eu duvido e muito. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que até vem fazendo um razoável trabalho no município, deveria colocar a cabeça para pensar e mudar um pouco o rumo das coisas, pois como diria Fernando Vanucci, "A Copa do Mundo, é logo ali".

E aproveitando para parodiar um famoso crônista que disse que no final tudo dá certo, se não deu certo é porque não chegou o final, nosso lema é: "No final, o povo paga a conta, se ainda não pagou é porque não chegou o final".

0 comentários: