Frank Howard Clark

"Um hábito é algo que você pode fazer sem pensar - e é por isso que a maioria de nós temos tantos deles."

Desde a sua inauguração, no ano de 1965, a Rede Globo de Televisão se mostrou cada vez mais presente e influente no Brasil; principalmente no que diz respeito aos processos políticos pelos quais o país passou nas últimas décadas. Maior emissora brasileira, contando ao todo com 122 emissoras, entre próprias e afiliadas, vejo a Globo como o grande mal dos meios de comunicação nacionais.


Para mostrar toda a sujeira que está por trás da emissora do Jardim Botânico, podemos começar pelo “escândalo do Proconsult”; famoso caso de tentativa de fraude nas eleições para o governo do Estado do Rio, no ano de 1982. Nestas eleições, a empresa responsável pela contagem dos votos; a Proconsult, de propriedade de antigos oficiais do Exército, havia desenvolvido um programa capaz de subtrair os votos de Leonel Brizola e adicioná-los a Moreira Franco. A Globo entrou no esquema e anunciava hora a hora uma apuração mentirosa dos votos. Soube-se depois, inclusive com depoimento de empregados da emissora, que a maior rede de TV do país, juntamente com o SNI, estava envolvida no caso.

Outro caso a ser lembrado, é o fato de a Rede Globo ter ignorado a campanha das Diretas Já, em 1984. Enquanto várias manifestações eram realizadas em favor de eleições diretas para presidente da República, a emissora mostrava apenas rápidas imagens. O caso mais absurdo ocorreu no dia 25 de janeiro daquele ano, quando aproximadamente 300 mil pessoas realizaram uma manifestação na cidade de São Paulo e o Jornal Nacional reportou apenas se tratar de uma comemoração do aniversário da “Terra da Garoa”. Esta fraude foi confirmada inclusive pelo repórter Ernesto Paglia, autor da matéria que foi ao ar no JN. A Globo só passou a fazer cobertura das Diretas Já quando a pressão popular aumentou de tal maneira que não tinha como ignorar o acontecimento.

O caso mais recente de interferência da TV Globo foi durante as eleições de 1989, quando de forma vergonhosa houve uma edição do debate entre Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva. A ação de má fé acabou explicitamente favorecendo Collor, que tempos depois sairia do governo por um processo de impeachment.

Muitos escândalos poderiam ser citados, como por exemplo, a difamação contra o ex-ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel. Esta é a verdeira Rede Globo e a sua intimidade com o poder; um câncer que só faz mal à sociedade brasileira.

0 comentários: