Frank Howard Clark

"Um hábito é algo que você pode fazer sem pensar - e é por isso que a maioria de nós temos tantos deles."

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou na última quarta-feira, 20, o fim da preferência da Rede Globo de Televisão na negociação dos direitos de transmissão para o Campeonato Brasileiro, sendo assim, a partir de 2011, outras emissoras podem entrar na disputa.

Apesar do fim do monopólio, a Globo ainda sim pode ter exclusividade na transmissão dos jogs, porém, para isso, basta oferecer a melhor proposta dentre as concorrentes. A Rede Globo, desde 1997, detém os direitos de transmissão do Brasileirão em TV aberta; e desde 1998 em TV fechada.

Até a decisão do Cade, a emissora do Jardim Botânico tinha o direito de conhecer as propostas dos concorrentes e só depois decidir se igualaria ou não. Ou seja, a última palavra era da "toda poderosa".

A partir do ano que vem, o Clube dos 13, que é quem responde pelos maiores clubes do país, terá de negociar cada mídia diferente em um contrato separado. Agora, cinco contratos terão de ser assinados: TV aberta, TV fechada, pay-per-view, internet e telefonia. Portanto, não será mais pertido fazer uma única oferta para todas as mídias.

Para ficar mais fácil para o caríssimo leitor, um exemplo: caso a ESPN queira ter direitos de transmissão a partir de 2012, terá de fazer uma proposta ao Clube dos 13, assim como o Sportv, que é da Globo. A melhor proposta leva a exclusividade. Assim será também com todas as outras mídias.

Outra coisa boa que deve ser explicitada, é que a partir de 2012, as emissoras que transmitirem o Campeonato Brasileiro poderão passar o jogo que quiser; não mais obedecendo a emissora dos Marinho, que mandava transmitir a partida que ela quisesse.

Este só foi o começo. O monopólio pode sim, estar chegando ao fim.

0 comentários: