Frank Howard Clark

"Um hábito é algo que você pode fazer sem pensar - e é por isso que a maioria de nós temos tantos deles."

Alguns poetas gostam de dizer que na vida não se vive sem um grande amor. Não concordo muito com essa máxima. Pode-se viver sim sem um grande amor, desde que você esteja cercado de grandes amigos, aqueles verdadeiros, que estarão ao seu lado em qualquer momento. Seja para repreendê-lo quando você faz algo errado; ou então para sorrir ao seu lado nos bons momentos.


A palavra amizade vem do latim amicitate e alguns estudiosos afirmam que ela derivou da palavra amore (amor). Qualquer dicionário nos diz que a palavra amizade é um ''sentimento de quem é amigo; afeição recíproca entre duas pessoas''. Logo, não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que a palavra amigo também veio do latim, de amicu, e segundo o dicionário quer dizer um ''homem ligado a outra pessoa por amizade ou afeição''.

Respeito os estudiosos e eruditos, mas concordo em partes. A amizade é muito mais do que pobres definições de dicionário; isso em qualquer língua. Eu, por exemplo, não tenho do que reclamar do meu ciclo de amizades, hoje não muito extenso, mas a quantidade é o que menos importa para mim. O que importa é qual o grau de amizade há entre dois seres.

À vida, eu só tenho a agradecer. Além do meu irmão de sangue, ganhei mais quatro irmãos durante meus 23 anos: Gustavo Bastos, Patrícia Motta, Rafael Albuquerque e Robson Mothé. Essas pessoas chegaram na minha vida aos poucos, a Patrícia, por exemplo, ao ''acaso'', e acabaram se tornando mais do que especiais por estarem no momento certo e na hora certa.

Posso não ter um vasto campo de amigos, mas os que sempre vou guardar no coração são aqueles verdadeiros, os quais também posso citar Bernardo Dittz, Bruno Antonucci, Camila Pires, Carlos Brito, Daniel Vianna, Fernanda Mello, Juarez Martins, Pedro Duarte, Rayssa Pascoal, Renan Bernardes, Thays Pascoal e Tiago Lamarão. O carinho que eu sinto por estas pessoas e o sentimento de amizade são gigantescos. Eles sabem que podem contar comigo; no fundo eu sei que posso contar com eles. São para vida toda no que depender de mim, porque destes, eu gosto de coração e afirmo que coloco sim a minha mão no fogo.

Amigos novos, e não menos importantes, também são bem-vindos. E olha que esse ano de 2011 tem sido generoso comigo no quesito novas amizades. Ganhei pessoas que na hora passaram a ser importantes, como Cíntia Damasceno, Cristian Pinheiro, Gabriel Cabral, Juliane Lopes, Letícia Saga e Raffaele Grisolia. Destes eu gostei de cara também, tal como todos os outros e, caso me permitam, também quero levá-los comigo a vida inteira, pois, de uma maneira ou de outra, conseguiram ganhar minha amizade, carinho e confiança. Hoje, estas pessoas são tão importantes para mim como as que já foram citadas neste humilde texto.

Como não poderia deixar de ser, também temos decepções em nossos ciclos de amizade. Eu já tive muitas, mas uma, em especial ainda me marca. Não vou citar o nome, até porque o objetivo do texto é declarar o amor que sinto por novos e velhos amigos, e não expor A, B ou C por um lado negativo. Espero, sinceramente, poder um dia voltar a velha amizade que tínhamos; porém, se não for possível, vou respeitar e entender que você tem seus motivos.

Se esqueci de citar alguém, peço perdão. Foi um post criado de improviso, meio que por inspiração e na hora. Estava dormindo e de repente acordei com o texto praticamente pronto na cabeça, difícil explicar; só sei que tinha que escrever. Se alguém foi esquecido, espero que não fique chateado.

Ah e se alguém pensar que pareço estar meio depressivo, está enganado, muitíssimo enganado. Muito pelo contrário, estou feliz pra caramba. Eu apenas aprendi que na vida "quem não tem gratidão, não tem caráter"; e eu sou grato por poder contar com a amizade de todas as pessoas citadas e até a de quem eu guardo uma ponta de decepção. Enfim, eu amo os meus amigos.

Como diz um antigo ditado: "Aos amigos, tudo! Aos inimigos, a lei"; porém como não tenho inimigos tomo a liberdade de dizer a vocês que: "Aos amigos, tudo!"

***A foto colocada é do filme Antes de Partir, com Morgan Freeman e Jack Nicholson. Retrata bem o espírito de amizade entre duas pessoas, por isso ela foi escolhida.

3 comentários:

Muito bonito o texto, Dr. Mattos!!! Sabe que a nossa amizade é muito importante para mim também...pode contar comigo para todos os problemas e alegrias, assim como eu conto contigo para tudo. Aos amigos, TUDO!!!!

Forte abraço!

Texto muito bom. Mas você deveria focar mais em esporte, pois é muito bom nisso.

Mandou muito bem no texto meu amigo, bonito demais! Depois de tantas palavras de tamanho calibre fico sem saber o que dizer. O que posso te falar é que pode contar comigo sempre, assim como sei que posso contar com você. Nossa amizade é das maiores faz tempo e a minha mais antiga. Então, plagiando você te considero um irmão que quero levar pra vida toda.
Obrigado por essa amizade, significa muito pra mim.

Grande abraço!